Transmissor de FM estéreo com CI 555.

Este pequeno transmissor de FM transmite sinais na faixa de 88 a 108 MHz e tem duas entradas com mul-tiplexador FM estéreo, utilizando duas chaves de um circuito integrado 4066.
A frequência de multiplexação deve ser ajustada em TPr para que o LED do receptor acenda. Esta frequência é determinada pelo astável com base no circuito integrado 555. L, é formada por 2 a 4 espiras de fio 28 AWG numa forma de 0,5 cm de diâmetro com núcleo ajus-tável. Neste núcleo é ajustada a frequência de operação do circuito. A alimentação deve vir de 4 pilhas ou fonte com excelente filtragem e a antena consiste num pedaço de fio rígido de aproximadamente 20 cm. Observamos que a etapa de modulação pode ser utilizada em transmissores mais potentes e que eventualmente, em sua saída deve ser ligado um capacitor para eliminar a componente de alta frequência do sinal multiplexado, caso isso seja obser-trado na reprodução final. 







Comentários

Anônimo disse…
Uma correção: no (suposto) pino 8 da chave de entrada E1, na verdade é o pino 13, como pode ser comprovado em outra imagem: http://www.jonasbairros.xpg.com.br/transmissor%20de%20fm%20stereo%20com%204066%20e%20555.gif
Gérson disse…
Parvo. De baixo do número 14, foi posto o número 8 propositalmente; sendo que é o número 13. O pino 13 se une ao pino número 6. Alimentação de 6V perfeita. Parabéns ao outro amigo que deixou o recado corrigindo esse pino 8, na verdade um erro proposital. Já o capacitor de 10PF da antena está tão perfeito que o circuito não vai pesar no oscilador e pode chegar quase a 1WATTs, ou seja, o máximo que esse transistor oferece, se o transistor não esquentar. O aquecimento do transistor BF494 implica na perda de Watts. Para finalizar, incluindo alteração de resistor de emissor com intenção de dar mais voltagem, implica na perda de Watts.

Postagens mais visitadas deste blog

Amplificador de 100WRMS fácil com TIP.

Esquema de amplificador de guitarra

CIRCUITO DE SIRENE SIMPLES