Esquema de alarme com infravermelho

Este alarme a laser baseia-se na interrupção do feixe de luz, um ponteiro laser de baixo custo é utilizado como fonte de feixe de luz. Quando alguém quebra o feixe do laser, o alarme será ligado por alguns segundos.
Esse circuito é dividido em  duas partes, o transmissor, que é um ponteiro laser disponível no mercado. Ele deve ser alimentado com fonte uma fonte de 3 volts, ele deve ficar  fixo em um dos lados da moldura da porta, o segundo é o  receptor, que tem um Fototransistor na extremidade frontal. L14F1 NPN Darlington , que é usado como sensor laser.




IC1 é usado como um comparador de tensão com a sua entrada inversora ligada a um divisor de potencial R2 R3, de modo que a entrada inversora é mantida a metade da tensão de fornecida.
A entrada não inversora recebe uma tensão variável com base na condução de T1. O receptor deve ser fixada na moldura da porta em frente e deve ser devidamente alinhados com o feixe de laser. O raio do laser ilumina o fototransistor que conduz. Isso mantém a tensão no pino 3 menor do que o pino 2 de IC1.
Como resultado, a saída do comparador permanece baixa, o LED e o Buzzer permaneceram desligados neste estado. Quando uma pessoa atravessa a porta, quebra feixe de laser e o T1 deixará de conduzir. A Tensão de coletor de T1 sobe a tensão no pino 3 e sua saída torna-se elevado. Isso ativa o LED e o buzzer.
O Capacitor C1 mantém a base alta do T2 por alguns segundos, mesmo após a saída do IC1 torna-se baixo novamente. C2 envia corrente para o buzzer por alguns segundos, mesmo depois de desliga-se T2.
Atenção: Este circuito usa raios laser nocivos. Não olhe para o ponteiro de laser. Não devem ser colocados em locais acessíveis às crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amplificador de 100WRMS fácil com TIP.

Esquema de amplificador de guitarra

CIRCUITO DE SIRENE SIMPLES